terça-feira, 7 de junho de 2011

Ecumenismo na base

 " Unidos no ensinamento dos apóstolos,na comunhão fraterna,
  na fração do pão e nas orações"
                                                                                  ( At 2,42)
  Nesta semana entre os domingos de solenidade das festas da Ascensão do Senhor e Pentecostes,aqui no homisferio sul,estamos celebrando a Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos,que tem como tema:"Unidos no ensinamento dos apóstolos,na comunhão fraterna,na fração do pão e nas orações"(At 2,42),que nos remete ao estilo de vida das primeiras comunidades cristãs.
  No Brasil a SOUC é organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs( CONIC),que congrega as Igrejas Evangélica de Confissão Luterana no Brasil( IECLB), Católica Apóstolica Romana( ICAR),Episcopal Anglicana do Brasil( IEAB),Ortodoxa Siriana no Brasil( IOSB),Presbiteriana Unida( IPU) e que outras denominações cristãs podem se somar na realização do sonho e desejo de Jesus de que " todos sejamos um,como tu, Pai,estas em mim e eu em ti" ( Jo17,21).
  O Ecumenismo não é um ato proselitista de todas as denominações e comunidades eclesiais serem uma só denominação, misturar celebrações de uma denominação com a outra.Mas é procurar fazer com que as Igrejas procurem o diálogo e o respeito mútuo,onde possamos trabalhar para superar as divisões de forma que se possa realizar o desejo de Jesus Cristo estiverem unidos, assim como Ele e o Pai são um só.
  Podemos e devemos como cristãos com diversas tradições sermos unidos,como corpo Místico de Cristo.
  Nós cristãos estamos divididos em inúmeras denominações,alguns em nome destá divisão procuram atacar e agredir os outros,declarando de maneira fundamentalista de que só a " sua denominação é a verdadeira" e as outras " não são".
   Ao mesmo tempo em que estamos divididos em inúmeras denominações,estamos também unidos, antes das cúpulas dialogarem,buscar a unidade na diversidade.As bases o povo das nossas Igrejas já buscavam e viviam concretamente este diálogo e unidade.
  O diálogo e unidade das Igrejas,acontece nas bases,pois o Espirito Santo sopra a onde menos se espera,no absurdo.
  O Ecumenismo acontece nas nossas relações pessoais do dia a dia,como no convívio familiar,na roda de chimarrão,na beira do fogo de chão ou do fogão,na laje,mesa de bar,no campo de futebol,sindicato,cooperativa,nas lutas reivindicatórias,movimento social,na participação política.
  Na rua,entre vizinhos,no mundo do trabalho,na educação,nos sentimentos de dor e solidariedade,na alegria( festas familiares,comunitárias),relações virtuais( redes sociais),na busca do bem comum e na promoção humana,na construção de um mundo e cultura de paz.
  Se nas relações diárias,estamos unidos,acabamos nos assuntos relacionados a fé divididos,como se eu fosse de "Paulo,Apolo,Pedro ou de Cristo",crendo que "Cristo esteja dividido?"( I COR 1,12-13).Mas devemos buscar a " comunhão no Espírito Santo"( II Cor13,13), na construção da unidade do Povo de Deus,pois a " onde seremos um só rebanho e teremos um só pastor" em torno de Jesus de Nazaré ( Jo 10,16).
  Num mundo marcado pelas divisões entre classes sociais,blocos regionais,ideologias e pelas religiões que em muitos casos tem trazido sérios problemas á humanidade,onde muitas guerras,além de motivações puramente economicas,são motivadas pela religião.
  Neste ano a Igreja Mãe de Jerusalém,nos convida nesta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos a sermos de fato "Unidos no ensinamento dos apóstolos,na comunhão fraterna,no partir do pão e nas orações"( At 2,42).
  Como cristãos na base de nossas denominações devemos buscar a unidade,o respeito mútuo e o diálogo entre nós.Devemos superar o que nos divide,ver e procurar sempre o que nos une.Eis que como discípulos de Jesus,devemos fazer acontecer o " Amai vos uns aos outros". Pois em nossas Igrejas e comunidades eclesiais, fazemos muitas coisas, onde sabemos fazer muito bem,muito bem e melhor e juntos é divino.
  Nós cristãos somos interpelados pelo mundo á dar o nosso testemunho de seguidores de Jesus,num mundo sem esperança e desunido.Onde devemos mostrar a nossa luz e ser sal na terra.Que possamos nesta semana viver intensamente a busca e o desejo da unidade,que já fazemos na base nas nossas relações diárias.
___________

Por: Júlio lázaro torma
Colaborador deste blog

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares